Comerciantes, profissionais liberais, clientes, e moradores, sofrem com fiação exposta após incêndio na Etapa A do Bairro Valparaizo I

Compartilhe essa notícia:

A segunda-feira, e a terça-feira foram dias de verdadeiro terror para quem estava na avenida comercial que interliga os Bairros Valparaizo I (Etapa A) e o Parque Esplanada III.

Um transformador da empresa concessionária Equatorial, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado de Goiás, sobrecarregou e acabou se incendiando, sendo que um veículo nas proximidades chegou a ser atingido pelas chamas, não tendo sido destruído pela ação heroica de populares.

A empresa Equatorial após um longo período de interrupção do fornecimento de energia elétrica para área atendida pelo equipamento fez a troca do transformador danificado que detinha a potência de 75KVA, por outro de igual capacidade.

O resultado foi que na terça-feira, um novo incêndio no transformador colocado em reposição ao anterior, deixou novamente dezenas de pessoas e estabelecimentos comerciais, escritórios, e lojas sem acesso a energia elétrica.

A concessionária Equatorial que, pasmem, chegou a negar a alguns órgãos de imprensa a nova ocorrência, substituiu o novo transformador incendiado, por um outro, só que dessa vez com a potência de 150 KVA.

Fiação exposta

Ocorre que desde a segunda-feira, dia do primeiro incidente envolvendo o então transformador do setor, um emaranhado de fios de telefonia e de internet encontram-se espalhados no chão ao lado do ponto de táxi, sendo que ainda interligados a rede acima.

Uma curiosidade é que no dia do primeiro sinistro, um punhado de veículos, e quase duas dezenas de técnicos das empresas de telefonia e de internet estiveram no local, e a situação permanece a mesma.

Viaturas e técnicos de telefonia e internet

Saiba mais: O que significa um KVA?

O voltampere ou volt-ampère é a unidade utilizada na medida de potência aparente em sistemas elétricos de corrente alternada. Um circuito de corrente alternada diz-se que transporta uma potência aparente de 1 VA quando nele circula uma corrente eficaz de 1 ampere com uma diferença de potencial eficaz de 1 volt.

O kVA é a medida que equivale a 1000 voltamperes – 1kVA = 1000VA. Esta é uma potência aparente do sistema que também pode ser considerada como teórica e se dá pela soma vetorial entre a potência ativa do sistema (ou os Watts) e a potência reativa do sistema (ou o Var).

Incêndio de segunda-feira:

Incêndio de terça-feira:

Compartilhe essa notícia:

Posts Relacionados: