Desde o início de julho, 42 pessoas foram feridas por macacos na cidade japonesa de Yamaguchi. Os ataques em uma escala incomum fizeram as autoridades usarem armas hipodérmicas para acalmar os animais.
Os macacos são comuns no arquipélago japonês, onde às vezes são considerados um incômodo, farejando casas ou pilhando plantações.
Mas é raro que eles ataquem diretamente os humanos. No entanto, crianças e adultos foram atacados, arranhados ou mordidos nas últimas semanas em Yamaguchi.
Veja também
-
Internacional
Vulcão entra em erupção no Japão e autoridades pedem a dezenas de pessoas que deixem suas casas
-
Internacional
Japão aprova despejo de 1 milhão de toneladas de água contaminada da usina de Fukushima no oceano
-
Internacional
Suspeito de assassinar o ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe passará por exame psiquiátrico
“Toda a cidade de Yamaguchi é cercada por montanhas, por isso não é incomum encontrar macacos na área”, disse um funcionário municipal à AFP nesta segunda-feira (25).
“Em vez disso, é raro ver tantos ataques em tão pouco tempo”, disse ele. “No início, apenas crianças e mulheres foram atacadas. Mas recentemente, idosos e homens adultos também foram alvos”, continuou ele.
As autoridades locais estão realizando guardas desde as primeiras denúncias, em 8 de julho, mas até agora não conseguiram capturar nenhum macaco.
Eles também não sabem se é um grupo isolado particularmente agressivo ou um comportamento que se espalhou entre os primatas.