Municípios do Entorno aderem ao plano de ecopontos para gestão de resíduos

Compartilhe essa notícia:

Foto: Semad

O edital que permanecerá aberto por tempo indeterminado integra as estratégias dos programas Lixão Zero e Recicla Goiás, promovidos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad). O Jornal Opção Entorno conversou com o prefeito de Planaltina de Goiás, que vai participar do chamamento

Fonte: Redação do Jornal Opção Entorno

Na opinião do prefeito reeleito de Planaltina de Goiás, no Entorno, Cristiomário Medeiros (PP), a ação da Semad é uma grande oportunidade para o município avançar na gestão ambiental e na destinação correta dos resíduos sólidos. “Com a construção dos ecopontos, daremos um passo importante para fortalecer os programas Lixão Zero e Recicla Goiás, promovendo sustentabilidade e qualidade de vida para a população de Planaltina. Nós estamos comprometidos em fazer parte dessa mudança, de modo a garantir um futuro mais limpo e mais saudável para Planaltina de Goiás”, afirmou o gestor municipal.

Cristiomário Medeiros: “Com a construção dos ecopontos, daremos um passo importante para fortalecer os programas Lixão Zero e Recicla Goiás”

A construção de ecopontos visa, sobretudo, assegurar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. Segundo a titular da Semad, Andrea Vulcanis, os ecopontos são instalações de armazenamento temporário para a população fazer a destinação de resíduos e os materiais recebidos vão desde recicláveis até itens que não são recolhidos pela coleta domiciliar, como resíduos de construções. “São infraestruturas que colaboram para que não haja descarte clandestino em lotes baldios ou outros locais inadequados”, explicou a secretária.

Critérios do edital e projetos

Os municípios que se credenciarem, participarão de um ranking elaborado com base em critérios estabelecidos no edital. Todos os ecopontos serão construídos pela Semad em terrenos doados pelos municípios, cujas características serão previamente avaliadas por técnicos da secretaria.

Entre os critérios considerados, destacam-se a inclinação do solo, as dimensões da rua de acesso e a proximidade de plantações e edificações. Os projetos dos ecopontos são padronizados, exigindo terrenos de 720 metros quadrados para municípios com até 10 mil habitantes e de 1.080 metros quadrados para aqueles com mais de 10 mil habitantes. O edital com o detalhamento das regras pode ser acessado por meio do link: https://goias.gov.br/meioambiente/

Compartilhe essa notícia:

Posts Relacionados: