Vice-Presidente e Presidente da OAB-DF, Lenda Tariana e Délio Lins e Silva Júnior
Em resposta às recentes acusações publicadas na imprensa sobre a suposta falta de divulgação do balanço financeiro de 2023, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Distrito Federal (OAB-DF) reafirmou seu compromisso inegociável com a transparência de sua gestão. As duas administrações presididas por Délio Lins e Silva Júnior têm mantido a clareza e rigor na prestação de contas à advocacia e à sociedade, como tem sido evidenciado ao longo de seus mandatos.
As contas referentes ao exercício de 2023 foram devidamente aprovadas em sessão pública do Conselho Seccional da OAB-DF, realizada no dia 11 de julho de 2024. Esta sessão foi conduzida com total abertura, permitindo o acompanhamento público do processo, demonstrando o zelo com os princípios de governança que têm pautado a gestão.
Além disso, toda a documentação relacionada às contas, balancetes financeiros e demais relatórios contábeis encontra-se disponível para consulta pública no Portal da Transparência da OAB-DF, podendo ser acessada por qualquer cidadão ou advogado interessado, por meio do link oabdf.org.br/transparencia.
O presidente Délio Lins e Silva Júnior, em nota oficial, reiterou o compromisso da instituição com a prestação de contas:
“Os balanços do ano de 2023 foram checados e aprovados pelo Conselho Pleno da OAB/DF. A aprovação pelo Conselho Pleno se deu em 11 de julho passado e os dados já estão publicados e, portanto, disponíveis no portal da Seccional, na seção Transparência, aba Demonstrações Contábeis, cumprindo-se rigorosamente o compromisso de prestação de contas com a advocacia e a sociedade brasileira.”
É importante destacar que a gestão de Délio não enfrenta qualquer procedimento investigatório, seja no âmbito do Conselho Seccional, seja no âmbito do Conselho Federal da OAB, reforçando a seriedade com que as finanças e a condução da Ordem têm sido tratadas.
Infelizmente, com a aproximação do período eleitoral para escolha da nova diretoria da OAB-DF para o próximo triênio, surgem, como de praxe, manobras oportunistas de alguns pré-candidatos à presidência do Conselho Seccional que têm buscado gerar factóides para desgastar a imagem da atual administração. Essas atitudes, voltadas para chamar a atenção da advocacia, ignoram o dano causado à imagem pública de uma instituição que sempre primou pela defesa dos direitos da sociedade e pela transparência.
A OAB-DF continua comprometida com os princípios éticos que regem a advocacia, buscando sempre zelar pelo interesse de seus membros e da sociedade.