Na primeira fase da Operação Extravagância, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), foram apreendidos 12 carros de luxo que estavam na posse de investigados ligados ao esquema de corrupção que resultou no afastamento do prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa. Os veículos de alto padrão estão agora recolhidos e permanecerão à disposição da Justiça.
A operação tem como foco desmantelar uma organização criminosa acusada de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos que superam R$ 65 milhões. Os carros apreendidos são parte do patrimônio adquirido ilegalmente pelos suspeitos e representam um dos principais exemplos do uso indevido do dinheiro público.
As investigações indicam que os veículos de luxo eram utilizados pelos envolvidos para ocultar os lucros do esquema, configurando lavagem de dinheiro. A Operação Ypervoli, que cumpriu 27 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em Goiás nesta quarta-feira, (04), também resultou na prisão preventiva de um dos envolvidos e no afastamento do prefeito de Cidade Ocidental. Fábio Correa e outros suspeitos responderão por peculato, corrupção ativa e passiva, fraudes a licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Com o afastamento do prefeito, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região também proibiu os investigados de firmarem novos contratos públicos. A operação segue em andamento, com novas fases previstas para identificar outros ativos desviados e responsabilizar todos os envolvidos.