Valparaíso de Goiás comemora uma grande conquista: a cidade foi classificada como a quinta mais verde do Brasil, segundo um levantamento recente realizado pelo MapBiomas. De acordo com o estudo, 30,65% da área urbana de Valparaíso é coberta por vegetação, um feito notável que reflete o compromisso da cidade com a preservação ambiental.
A pesquisa do MapBiomas, uma rede colaborativa composta por universidades, ONGs e empresas de tecnologia que mapeia o uso da terra no país, trouxe à tona a excelência de Valparaíso de Goiás em manter um equilíbrio entre urbanização e áreas verdes. Este dado é um indicador positivo da qualidade de vida oferecida aos moradores, contribuindo para um clima mais ameno, ar mais puro e espaços de lazer.
A relevância deste resultado foi destacada em uma reportagem exibida no Jornal Anhanguera 1ª Edição, da TV Anhanguera, afiliada à TV Globo, e também mencionada pela Folha de São Paulo. Confira abaixo a matéria completa:
O prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró, celebrou a notícia em suas redes sociais: “Meu povo! É hora de iniciar o dia com mais uma excelente notícia, que foi destacada pela Folha de São Paulo e a TV Anhanguera: ‘Valparaíso de Goiás é a quinta cidade mais verde do Brasil’. Os dados são de um levantamento do MapBiomas, rede de universidades, ONGs e empresas de tecnologia que mapeia o uso da terra no país.”
Dentre os cidadãos que fazem essa marca se tornar realidade, estão o economista Antônio Bonansea e a advogada Lisandra Bonansea. Eles cultivam plantas em sua residência, além de morarem nas proximidades da praça mostrada na reportagem. Juntos de outros moradores, eles contribuem com insumos, como sementes, e pagam um jardineiro para manter a praça sempre bem conservada. Para eles, a oportunidade de proporcionar essa vivência à filha de sete anos, Maytê, de conviver em um ambiente arborizado e repleto de cores é algo sem preço, e que contribui na boa formação da criança, que assim, pode passar esses ensinamentos adiante em um futuro próximo.
Valparaíso de Goiás continua a ser um exemplo de sustentabilidade urbana, mostrando que é possível crescer e se desenvolver sem abrir mão do meio ambiente. Esta conquista reforça a importância de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental e o bem-estar da população, garantindo um futuro mais verde e saudável para todos.