Governador Ronaldo Caiado, prefeito Pábio Mossoró, e o vice-governador Daniel Vilela
Em uma movimentação que promete sacudir o cenário político goiano, o colunista Wilson Silvestre, do Jornal O Hoje, revelou que Pábio Mossoró está sendo cogitado para disputar a vice-governadoria ao lado de Daniel Vilela.
A possível candidatura do atual prefeito de Valparaíso de Goiás vem em um momento de ascensão política para seu grupo, que tem consolidado cada vez mais a sua liderança na região.
Em caso de eleição do emedebista Dr. Marcus Vinicius para a Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás nas eleições deste ano, a base política de Pábio Mossoró se tornaria ainda mais forte. Esta vitória representaria a terceira gestão consecutiva de seu grupo à frente da cidade, que possui 95.419 eleitores, demonstrando a força e a continuidade de seu trabalho na região.
Pábio Mossoró, além de prefeito, é o presidente reeleito da AMAB – Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília. Sua gestão é amplamente aprovada, com uma pesquisa recente da Big Data apontando 52% de aprovação popular. Conhecido por sua habilidade como articulador político e gestor, Mossoró tem sido um nome de destaque no cenário regional.
A candidatura de Pábio Mossoró a vice-governador pode abrir espaço para outras movimentações políticas significativas. A deputada estadual Dra. Zeli Fritsche é vista como uma forte candidata a deputada federal, enquanto o grupo de Mossoró busca indicar um novo nome para a vaga de deputado estadual, ambas candidaturas com grande potencial de sucesso.
Além de Mossoró, outros nomes fortes são cotados para a vice-governadoria. Diego Sorgatto, atual prefeito de Luziânia, é um deles. Apesar de jovem, Sorgatto já foi secretário municipal, vereador e deputado estadual por duas vezes. Sua gestão em Luziânia, cidade com 134.039 eleitores, é aprovada e caminha para a reeleição. Outro nome é o de Dr. Lucas, prefeito de Águas Lindas, município com 120.202 eleitores.
A força eleitoral da região é evidente com os seguintes números de eleitores, conforme dados do TRE-GO de abril de 2024:
- Abadiânia: 12.185
- Alexânia: 21.580
- Águas Lindas: 120.202
- Cidade Ocidental: 47.463
- Cocalzinho: 17.561
- Cristalina: 37.697
- Formosa: 78.242
- Luziânia: 134.039
- Novo Gama: 56.673
- Padre Bernardo: 20.602
- Planaltina de Goiás: 65.608
- Santo Antônio do Descoberto: 46.742
- Valparaíso: 95.419
- Total: 754.013
A deputada federal tucana Leda Borges, ex-prefeita de Valparaíso de Goiás, também é cotada para ser candidata a vice-governadora na chapa do senador Wilder Moraes, do PL.
Na avaliação de Wilson Silvestre, Pábio Mossoró deve migrar com o aval do governador Ronaldo Caiado para o União Brasil. Caiado, por sua vez, é um nome forte para a candidatura à presidência da República pelo mesmo partido.
Com tantas articulações em jogo, a possível candidatura de Pábio Mossoró ao lado de Daniel Vilela promete ser um dos grandes temas das eleições de 2024 em Goiás, consolidando alianças e definindo estratégias que podem impactar diretamente o futuro político do estado.