O Circuito das Cavalhadas, uma das festividades mais emblemáticas de Goiás, está prestes a iniciar sua jornada em 2024, com recursos ampliados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Este ano, o investimento totalizará R$ 4 milhões, abrangendo não apenas as tradicionais localidades, mas também incluindo duas novas cidades no calendário: Niquelândia e Silvânia.
A abertura do Circuito está marcada para este sábado, (11), às 14h, no Ginásio de Esportes do centro de Luziânia, conforme convite especial do prefeito Diego Sorgatto.
O Circuito das Cavalhadas é uma encenação das batalhas ocorridas entre cristãos e mouros na Península Ibérica, durante os séculos IX a XV. Com 12 cavaleiros de cada lado, a festa é repleta de simbolismo e coreografias elaboradas, acompanhada pela presença dos Mascarados, personagens que representam o povo e promovem algazarras pelas ruas.
Além de Luziânia, o Circuito acontecerá em outras 14 cidades goianas: Cidade de Goiás, Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Jaraguá, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Francisco de Goiás e Silvânia.
A iniciativa reflete o compromisso do governo em preservar as tradições e promover a cultura goiana, além de fortalecer o vínculo entre as comunidades e suas raízes históricas.