Na última quinta-feira, (11), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Valparaíso de Goiás recebeu informações sobre um extravasamento de esgotamento sanitário no Lago do Parque Ecológico, como já foi noticiado pelo Diário GO & DF. As autoridades agiram prontamente, mobilizando a equipe de Fiscalização Ambiental para investigar o ocorrido.
Ao chegarem no local, os agentes constataram que a rede de esgotamento sanitário da Concessionária estava obstruída, o que resultou no despejo de efluentes não tratados na galeria de águas pluviais, contaminando o lago.
Diante do flagrante dano ambiental, a SANEAGO foi acionada para resolver o problema, e um Auto de Infração foi emitido contra a concessionária responsável.
No entanto, a situação se agravou quando, nesta data, foi observado um novo extravasamento de esgoto para a drenagem pluvial, devido a uma nova obstrução na rede. Mais uma vez, um Auto de Infração foi lavrado contra a Concessionária.
Mesmo após sanar o extravasamento inicial, os agentes ambientais constataram que ainda havia efluentes sendo despejados na drenagem pluvial. Diante disso, uma operação conjunta envolvendo equipes da SANEAGO, SINFRA e SEMA foi realizada para localizar a origem do problema.
Após uma extensa varredura no sistema de drenagem pluvial do bairro, foi identificada a presença de água limpa em um dos pontos de vistoria, descartando-se a possibilidade de ser efluente não tratado. A SANEAGO sugeriu a possibilidade de um vazamento oculto de água bruta ou água tratada, não relacionado ao esgoto.
Diante dessa suspeita, as equipes permaneceram empenhadas em localizar e solucionar o vazamento, utilizando equipamentos específicos para detecção de vazamentos na rede.
A operação mobilizou um total de 19 servidores, distribuídos em quatro equipes da SANEAGO, uma equipe da SINFRA e uma equipe da SEMA.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente agradeceu o empenho de todos os envolvidos e reiterou seu compromisso em monitorar e promover a conservação ambiental, visando garantir um ambiente saudável e sustentável para todos os cidadãos de Valparaíso de Goiás.