Na manhã desta segunda-feira, (26), a Unidade Prisional Regional (UPR) de Valparaíso de Goiás, situada no Entorno do Distrito Federal, revelou um novo visual após a conclusão de um projeto de pintura conduzido por seus próprios custodiados. Esta notável transformação foi possível graças ao Curso Profissionalizante de Pintor Imobiliário oferecido aos internos, em uma colaboração entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Ministério Público do Trabalho de Goiás e a Diretoria-Geral de Polícia Penal.
Dividido em duas etapas, o curso capacitou um total de 58 reeducandos. A primeira fase, que ocorreu entre 14 de agosto e 31 de outubro de 2023, formou 28 internos. Posteriormente, entre 6 de novembro de 2023 e 29 de janeiro de 2024, outros 30 reeducandos concluíram a segunda etapa da capacitação. O objetivo principal deste programa foi oferecer aos participantes habilidades profissionais, além de promover a ressocialização e prepará-los para reintegração ao mercado de trabalho.
Segundo o diretor da UPR, Pedro Lustosa, esta iniciativa vai além de uma simples renovação estética da unidade prisional. “Além de aproveitarmos a mão de obra internamente, o curso visou a remição, a ressocialização e adequação dos reeducandos ao mercado de trabalho”, afirmou Lustosa.
A Lei de Execução Penal (LEP) possibilita que os detentos utilizem as horas estudadas para remir parte de suas penas. A cada três dias de curso, um dia é descontado da sentença, conforme estabelecido pela legislação. Com os investimentos já alcançando a marca de R$ 100 mil, entre o curso e a reforma na UPR, esta iniciativa demonstra um compromisso tanto com a ressocialização quanto com a reinserção produtiva dos custodiados.
Esta notável transformação não apenas confere uma nova identidade visual à UPR de Valparaíso de Goiás, mas também destaca o potencial e a capacidade de mudança dos indivíduos, mesmo em circunstâncias desafiadoras.