Nesta segunda-feira, 20, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) deliberou de forma unânime a favor da deputada estadual Dra. Zeli Fritsche (União Brasil), no processo que a acusava de infidelidade partidária movido pelo Solidariedade. Com uma votação de 7 a 0, a Corte confirmou a legalidade da filiação ao União Brasil e manteve inalterado o mandato eletivo da parlamentar.
Dra. Zeli, originalmente eleita pelo PRTB, optou pela mudança para o União Brasil em março deste ano. O processo de cassação foi instaurado pelo Solidariedade, alegando que a deputada teria se filiado à sigla antes de ingressar nos quadros do União Brasil.
O juiz relator, Adenir Teixeira, e demais membros do TRE-GO destacaram que as “meras tratativas não correspondem a filiação partidária” e ressaltaram que Dra. Zeli não formalizou o processo de filiação ao Solidariedade. O entendimento foi de que a deputada não fez parte da composição partidária do Solidariedade e que as provas apresentadas indicavam vício de consentimento da vontade da eleitora.
A Procuradoria Regional Eleitoral sublinhou a ausência de evidências do desejo da requerida de se filiar ao Solidariedade e apontou o reconhecimento da nulidade da filiação por parte do próprio Solidariedade.
Eleita em 2022 com 20.967 votos, Dra. Zeli ingressa na 20ª Legislatura com o objetivo de representar os interesses dos moradores de Valparaíso e demais cidades do Entorno do DF. Ao receber o resultado, a deputada expressou confiança na Justiça Eleitoral, afirmando que seu mandato pertence a Deus e à população de Valparaíso e do Entorno do Distrito Federal.