Fonte: Site Oficial da Secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal
A Secretária do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo), Caroline Fleury, e integrantes da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás (DGAP) apresentaram ao secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça, Rafael Velasco, o projeto de construção do Complexo Prisional Inteligente no Entorno do DF. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), no prédio do órgão.
“Viabilizamos esse encontro do MJ com a polícia penal de Goiás porque o desenvolvimento de uma política penal mais eficientes depende da sinergia dos entes federados, sobretudo, envolvendo o Entorno do DF”, frisou Caroline Fleury. A proposta de construção do Complexo Prisional Inteligente foi apresentada pelo diretor-geral da DGAP, Josimar Pires.
Segundo ele, atualmente, a região do entorno tem a segunda maior população carcerária do Estado e, por esta razão, o diretor da DGAP acredita na relevância da construção. O projeto traz uma proposta inovadora, pioneira na integração da segurança com inovação, tecnologia e sustentabilidade. “Estamos falando de uma construção com área de 300 mil metros quadrados, abastecida com energia renovável e tecnologias que auxiliam na segurança do ambiente carcerário, além de garantir os aspectos sociais e econômicos que dizem respeito à gestão do sistema penitenciário”, descreveu.
Após a sinalização otimista para custeio por meio de financiamento pelo Banco Interamericano de Investimento dada por Velasco, Caroline Fleury saiu do encontro com a responsabilidade de mapear áreas para o complexo. A secretária, que conhece a realidade dos municípios, acredita que a abertura do diálogo entre Estado e União fortalece o sistema penal de Goiás, não apenas para que o complexo saia do papel, mas para outros investimentos na área. Ela também assegurou a interlocução do projeto, inclusive, junto ao governador Ronaldo Caiado. “No que couber à Secretaria do Entorno, estaremos trabalhando para que o projeto saia do papel e possa oferecer qualidade e dignidade para pessoas que encontram-se em cárcere e para a segurança da população”, ressaltou.
Além da secretária Caroline Fleury e do diretor da DGAP, Josimar Pires, estiveram presentes na reunião, Haroldo Campelo Feres Queiroz (Superintendente de Gestão Integrada) Renato Abreu (Gerente de Engenharia) e Macgawer Macedo Mori, (Gerência das Políticas Penitenciárias), todos da Diretoria Geral da Polícia Penal de Goiás.O projeto foi detalhado e apresentado por maquete virtual e planta baixa, recebendo as devidas considerações do secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco.