Na manhã de hoje, 4, foi realizada a troca de comando do 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar – Escudo do Planalto, sediado na cidade Valparaiso de Goiás.
A solenidade foi presidida pelo comandante do Comando de Missões Especiais CME da PM-GO, Coronel QOPM Marcelo Granja, contando com a presença de diversas autoridades civis e militares, dentre elas o Subcomandante do Comando de Missões Especiais CME, Tenente-Coronel QOPM Ricardo Ferreira de Bastos, Comandante do 33º Batalhão de Polícia Militar – 33º BPM (Cidade Ocidental-GO) e representante do 5º Comando Regional, Tenente-Coronel Anderson Chrisóstomo da Silva, deputada federal Leda Borges, o presidente da Comissão de Segurança Pública e representante do presidente da Subseção da OAB-GO de Valparaíso de Goiás, e Novo Gama, Dr. Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá.
Além deles, particparam também da solenidade o conselheiro distrital da OAB-DF e presidente da Comissão de Integração com as Subseções do Entorno do DF, Dr. Geraldo Machado Júnior, a presidente da Comissão da Advocacia Jovem da da Subseção da OAB-GO de Valparaíso de Goiás e Novo Gama, Dra. Dayana Mota, e a presidente do 1º CONSEG, Márcia Regina dos Santos Oliveira.
O Tenente-Coronel QOPM Claudio Fernandes de Sousa, oficial respeitadíssimo pela tropa, e pela sociedade civil, passou o comando ao Major QOPM Paulo Gouthier Neto, um oficial conhecido por sua operacionalidade tática.
O Tenente-Coronel Fernandes, deixou um legado impecável de bons serviços prestados a essa importante unidade da elite da nossa Polícia Militar, e a coletividade. “Temos certeza que após o seu período de descanso, honrará o local para qual for designado, como tem feito ao longo de sua brilhante carreira. Já o major Gouthier chegou aqui com ótimas referências, e para nossa satisfação é um colega advogado licenciado, o que facilitará a manutenção do nosso bom nível de relações institucionais”, disse o Dr. Suenilson Sá.
Sabendo mais
Fundado em 22 de outubro de 2008, como 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (CPChoque), e elevado em 23 de abril de 2022 a condição de 2° Batalhão de Choque da Polícia Militar – Escudo do Planalto, é uma das tropas de elite da PMGO, subordinada ao Comando de Missões EspeciaisCME, que atende todos os municípios que compõem o Entorno do Distrito Federal, bem como as cidades localizados na região nordeste do Estado de Goiás.
Sua base está instalada na Cidade de Valparaiso de Goiás, a cerca de 180 Km da Capital do Estado.
O de 2° Batalhão de Choque da Polícia Milita tem como base histórica os Grupamentos da Polícia Militar que foram criados no Entorno do Distrito Federal, para desempenhar missões táticas, e atender ocorrências de alta complexidade, bastante recorrentes na região.
COE 10º BPM Luziânia 1996;
GPT Nas OPMs do Entorno 2001;
Força Tática do 5º CRPM Valparaíso 2006
Sua circunscrição está alinhada com a divisão de 04 grandes Comandos Regionais (5º, 11º, 17º e 13º CRPMs), atendendo de forma direta 35 municípios que compõem esse conjunto, podendo ainda, de acordo com o seu Regimento Interno, ser empregada em missões específicas em outros locais do território goiano.
O de 2° Batalhão de Choque da Polícia Milita, Força reserva, é a última resposta do Comando da PMGO para situações que extrapolam a capacidade de ação do Policiamento Ordinário. Tem como missão primordial as ações de operações de choque, e como missão secundária, não menos importante, o patrulhamento tático, nas áreas com maior incidência criminal.
Portanto, as ações específicas que devem ser desenvolvidas pelo 2º BPCHOQUE são aquelas que resultam em conflitos urbanos e rurais, exigindo um controle de distúrbios civis, as ações de revista (preventivo) e controle de motins (repressivo) em estabelecimentos prisionais, as reintegrações de posse, ações especificas em praças desportivas e nos grandes eventos artísticos.