Dr. Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá – Editor Chefe
“Latem, sinal que cavalgamos” Goethe
Ela sulista, ele com raízes nordestinas, ela odontológa, ele parceiro do seu pai em um pequeno comércio, ela extremamente comunicativa e expansiva, ele de temperamento introvertido, ao longo do tempo convertido em uma oratória marcante.
Essa combinação poderia dar certo? Sim, superando todas as expectativas, deu certo, e resultou em uma dupla política parceira, e acima de tudo vitoriosa.
Por óbvio, quem é de Valparaíso de Goiás, da região, e até mesmo de longínquas regiões do estado, sabem que estamos falando da deputada estadual Dra. Zeli Fritch, e o prefeito Pábio Mossoró.
Eles puseram fim a uma tradição que assolou praticamente dois terços das gestões municipais, ou seja, a do rompimento político do prefeito e do seu vice, romperam com o mandonismo, acabaram juntos com a tradição local de não reeleger prefeitos consecutivamente, e projetaram a cidade no cenário político goiano e nacional.
Pábio Mossoró é o presidente reeleito da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília, vice-presidente da Frente nacional dos Prefeitos da região do entorno de Brasília, e presidente do MDB de Valparaíso de Goiás, partido do atual vice-governador Daniel Vilela, que deve assumir o governo em 2026, e ser candidato a reeleição.
Já a Dra. Zeli Fritch, é atualmente deputada estadual, e a presidente do partido União Brasil em Valparaíso de Goiás, tornando-se assim a representante do governador Dr. Ronaldo Caiado na cidade.
Ultimamente forças ocultas e subterrâneas estão propagando incansavelmente narrativas desconexas, visando unicamente fomentar uma improvável dissensão entre Mossoró e Fritch.
Cientes do poderio eleitoral local, e de suas representatividades no cenário estadual, tentam desesperada e loucamente abalar o monólito erguido pelos dois, até de forma risível, note-se.
A possibilidade real do grupo liderado por Pábio e Zeli eleger pela terceira vez consecutiva o ocupante da cadeira de prefeito municipal, provoca um ranger de dentes nos postulantes ao cargo.
Daqui para outubro de 2024, muita coisa pode acontecer, mas algo é praticamente certo, Mossoró e Fritch continuarão caminhando juntos, e cada vez mais unidos, queiram ou não, as vozes insatisfeitas do caos.
Histórico das gestões de Valparaíso de Goiás
*1997 a 2000 – prefeito José Val/décio e vice-prefeito Juarez Sarmento. Romperam e Sarmento foi candidato à Prefeitura Municipal, e derrotou José Valdécio;
*2001 a 2004 – prefeito Juarez Sarmento, e vice-prefeito Semi Aziz Chami, romperam politicamente.
2005 a 2008 – prefeito José Valdécio e vice-prefeito Ronaldo da Motorval. Coexistiram pacificamente, e Ronaldo chegou a assumir a Prefeitura Municipal.
*2009 a 2012 – prefeita Leda Borges e vice-prefeito Dr. Adolfo Lopes, romperam politicamente.
*2013 a 2016 – prefeita Lucimar Nascimento, e vice-prefeito Élcio do Varejão, romperam politicamente.
2017 a 2020 – prefeito Pábio Mossoró, e vice-prefeita Dra. Zeli Fritch, coexistiram pacificamente, e foram reeleitos.
2021 a 2022 – prefeito Pábio Mossoró, e vice-prefeita Dra. Zeli Fritch, coexistiram pacificamente, e o prefeito liderou a campanha eleitoral, tendo a Dra. Zeli sido eleita deputada estadual.