Na manhã desta quinta-feira, 24, em concorrida solenidade militar ocorrida na Academia de Bombeiro Militar, em Brasília, foi realizada a condecoração de diversas personalidades militares e civis, com a Comenda Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II do CBM-DF.
O município de Valparaíso de Goiás foi contemplado honrosamente nessa importante solenidade, por meio do agraciamento dos seguintes nomes:
Dr. Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá, editor-chefe do site Diário Goiás&DF, e presidente da Comissão de Segurança Pública da Subseção da OAB-GO de Valparaíso de Goiás e Novo Gama, no grau de Oficial, sendo que em 02/07/2009, houvera sido contemplado com a comenda no grau de Cavaleiro;
Tenente-Coronel Cláudio Fernandes de Sousa, comandante do 2° BPChoque da PM-GO seriado em Valparaíso de Goiás, no grau de Oficial;
João Afrânio Pimentel, secretário Municipal de Articulação Institucional do município de Valparaíso de Goiás, no grau de Cavaleiro. O agraciado não pôde comparecer à solenidade em virtude de problemas de saúde em sua família;
Subtenente Edilson Araújo Amaro, que serve no 2° BPChoque da PM-GO, no grau de Cavaleiro;
Sargento Lúcio D’Avila e Silva, que serve no 2° BPChoque da PM-GO, no grau de Cavaleiro.
Comandante-Geral Cel. Mônica e o Dr. Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá
História do CBM-DF e da Comenda
O Corpo de Bombeiros Militar foi criado em 1856, pelo Imperador do Brasil Dom Pedro II. De lá para cá, a corporação se aperfeiçoou, tornando-se a instituição com melhor avaliação – 99% de aprovação – pela sociedade brasileira. Em 1º de junho de 1965 uma tropa de Bombeiros do Rio de Janeiro veio para Brasília a pé, chegando à nova capital no dia 1º de julho, quando foi fundado o primeiro batalhão.
A Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal Imperador Dom Pedro II é uma homenagem ao sétimo filho do imperador Dom Pedro I e da imperatriz Leopoldina, considerado patrono da corporação. Nascido em 2 de dezembro de 1825, dom Pedro II foi criador do Corpo de Bombeiros da Corte, primeira unidade da corporação no Brasil e embrião da corporação do DF. A Ordem do Mérito foi instituída por meio do Decreto n°24.275, de 8 de dezembro de 2003.
É a mais importante condecoração oferecida pelo Corpo de Bombeiros a militares e civis que prestaram relevantes serviços à população e à sociedade.
Em 2003 a medalha de Ordem do Mérito passou a ter graus, que se dividem de acordo com a relevância do serviço prestado. São elas: Comendador, Oficial e Cavaleiro, todas com designações masculinas e femininas.
Sílvio Rogério Saulnier de Pierrelevée Sá Júnior, sobrinho do Dr. Suenilson, Dr. Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá e o Deputado Distrital Roosevelt Vilela