Fonte: Polícia Penal Estado de Goiás
A Unidade Prisional Regional (UPR) de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, deu início a mais um projeto de ressocialização. Desde o dia 14 de agosto, o curso profissionalizante de pintor imobiliário promove a qualificação aos detentos do estabelecimento penitenciário. O objetivo é, ao final do curso, instruir 60 custodiados.
As aulas resultam da colaboração entre a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e financiamento do Ministério Público do Trabalho de Goiás (MPT-GO). De acordo com o cronograma organizado, o curso terá duração de aproximadamente dois meses.
A instrução será ministrada para duas turmas, cada uma com 30 detentos. A previsão é de que o segundo grupo conclua o curso em janeiro de 2024. As aulas práticas serão empregadas na reforma da estrutura da própria unidade prisional, com base na nova identidade visual da Polícia Penal. O investimento total nesta iniciativa ultrapassará os R$ 100 mil.
“Com isso, a Polícia Penal reafirma seu compromisso com a ressocialização dos apenados e a busca por melhores condições para o cumprimento das penas”, reforça o diretor da UPR, Pedro Nogueira Lustosa.
Essa iniciativa vem ao encontro da Lei de Execução Penal, vamos acompanhar com muita atenção e carinho, para que ela tenha, começo , meio, e sobretudo o resultado final desejado, declarou o presidente da Comissão de Segurança Pública, Sistema Prisional e Política Criminal da Subseção da OAB-GO de Valparaíso de Goiás, e Novo Gama, o Dr. Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá.