Fonte: Redação do Conectado ao Poder
Em março deste ano, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), nomeou Maria Caroline Fleury como sendo responsável por cuidar de uma das regiões mais necessitadas de atenção do estado, o entorno do Distrito Federal. Uma região com 11 municípios metropolitanos que muitas vezes era esquecida. O propósito é estender as políticas públicas do estado também para essa população.
Caroline Fleury recentemente comentou que o objetivo da sua gestão é trabalhar na criação de empregos, combate a violência, capacitar os jovens e melhorar o transporte, que segundo ela, é o principal “gargalo” da região. “Transporte e mobilidade urbana. Porque saúde sempre aparece, é também uma necessidade, mas no transporte nós estamos falando de 224 mil pessoas por dia. Com uma média por dia de 4 horas no ônibus, estamos falando de 1 dia da semana dentro do ônibus”, explicou.
De acordo com ela, a melhor alternativa é subsidiar o valor da tarifa, assim como foi feito na região metropolitana de Goiânia. “Hoje a mobilidade é uma das principais dificuldades. Nós estamos falando de um transporte caro, sem qualidade. Um dos objetivos é realmente a criação do consórcio interfederativo que é o Estado de Goiás, o Governo do Distrito Federal e a União”.
Essa proposta conquistou o primeiro lugar na categoria de votação popular. Agora, a medida foi encaminhada aos Ministérios e até o final deste mês deve retornar com uma proposta orçamentária para o Congresso. A secretária se diz confiante e otimista, que a votação popular possa “sensibilizar” o Governo Federal. “Precisa dessa participação. E que o Governo Federal para que as políticas públicas transversais tenham esse olhar de região. Nós estamos falando de 1 milhão e 200 mil pessoas. Uma região maior que Goiânia, metade de Brasília. Precisa ser pensada com a parceria entre todos os poderes”, pontuou.