Secretaria do Entorno do DF apoia iniciativas do Governo no “Agosto Dourado”

Compartilhe essa notícia:

Laodicéia Dourado, gerente da Sedfgo em visista à Unidade de Saúde em Luziânia

Fonte: Site Oficial da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal (Sedfgo) está atenta às ações de incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite em Goiás, especialmente nos municípios do Entorno. No Estado, a orientação aos profissionais de saúde sobre a amamentação tem sido o foco dentro do “Agosto Dourado”, que tem como tema “Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Nesta segunda-feira (14), a gerente de apoio administrativo e logístico da Sedfgo, Laodicéia Dourado, visitou a 1ª Unidade de Atenção à Saúde Materno Infantil Iracy Sebba Roriz, em Luziânia. Representando a  secretária, Caroline Fleury, a gerente ouviu as demandas e colocou a Pasta à disposição para fazer a articulação com os governos federal e estadual.

Para a secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, colocar o assunto na pauta é um caminho para que ele ganhe a atenção necessária. “O aleitamento é, sobretudo, sobre a saúde preventiva. Nossa luta tem sido pela criação de um banco de leite na região do Entorno”, frisou. Além disso, a secretária enfatizou que a busca pela excelência dos profissionais de saúde tem sido constante neste governo. O governador Ronaldo Caiado apresentou como prioridades deste segundo mandato o investimento em saúde e no desenvolvimento das cidades do Entorno.

Segundo a gerente Laodicéia “os profissionais de saúde relataram que entre as necessidades mais urgentes está a criação de um ambiente estruturado para disponibilizar um banco de leite na Unidade”. Além dela, participaram da visita desta segunda, o diretor da Unidade de Saúde, Belmiro Matos, e as enfermeiras Edileuza Brito e Fabiane Roriz.

Cursos gratuitos para profissionais de saúde pelo “Agosto Dourado”

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás está oferecendo neste mês palestras online e gratuitas de aleitamento materno com foco na atenção primária. A próxima será dia 16, com a fonoaudióloga e técnica da SES, Anna Cecília Rodrigues, sobre condições especiais de mamas e mamilos e lactentes com necessidades especiais.

No dia 23, o tema será extração manual e armazenamento de leite para o retorno ao trabalho das mães, com a bioquímica e coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher (Hemu), Renata Machado Leles.

O ciclo se encerra, dia 30, com uma conversa sobre a alimentação complementar e a importância da manutenção do aleitamento materno, com a professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG), Marília Mendonça Guimarães.

Os seminários acontecem sempre às 14h30, pelo zoom. O link está na página da Secretaria de Saúde (https://www.saude.go.gov.br/).

Região do Entorno

Além dos cursos online para servidores, de acordo com o coordenador da Regional de Saúde Entorno Sul, Glenio Magrini, os municípios de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás têm organizado palestras e reuniões com a comunidade e ações de divulgação nas unidades de Saúde.

Também estão ocorrendo consultas de pré-natal com enfoque no aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Segundo Glenio, o Hospital Estadual de Luziânia tem reforçado ações no apoio e divulgação do aleitamento materno exclusivo.

Ainda segundo Glenio Magrini, a Regional de Saúde Entorno Sul – por intermédio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde e Gerência de Atenção Primária – tem ampliado a divulgação sobre o tema ofertando palestras virtuais aos profissionais da saúde.

A Regional de Saúde do Entorno Norte da SES, que abrange 31 municípios, também tem feito a conscientização e a disseminação de informações sobre o aleitamento.

“Agosto Dourado”

No Brasil, o “Agosto Dourado” foi oficializado em 2017 (Lei Federal n°13.345), tendo a cor como forma de simbolizar o “padrão ouro” de qualidade do leite humano. Uma das frentes de fortalecimento da amamentação é a construção de bancos de leite materno. De acordo com informações da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, Goiás contou no ano passado com 4.779 doadoras.

Compartilhe essa notícia:

Posts Relacionados: