Dono da maior bancada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para a legislatura que se inicia em 2023, o PL anunciou apoio à candidatura de Wellington Luiz (MDB) para a presidência da Casa. Para compor a chapa, a sigla lançou o reeleito Roosevelt Vilela para a Segunda Secretaria.
A decisão, que já vinha sendo costurada há algumas semanas, veio após reunião dos parlamentares eleitos com a presidente do partido Flávia Arruda.
O posto de segundo secretário é atualmente ocupado por Robério Negreiros (PSD). Esse espaço na Mesa Diretora tem a responsabilidade, entre outras coisas, de cuidar dos contratos necessários ao funcionamento da Casa.
Além de Roosevelt, outros três parlamentares foram eleitos pelo partido: Thiago Manzoni, Daniel Donizet e Joaquim Roriz Neto. Em caso de vitória da chapa, o primeiro assume a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o segundo a Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) e o último ficará como Corregedor.
Chapa Completa
Ricardo Vale (PT) para a vice-presidência, o pastor Daniel de Castro (PP), Roosevelt Vilela (PL) e Martins Machado (Republicanos) para ocupar a 1ª, 2ª e 3ª secretaria da Mesa Diretora da Casa, respectivamente.
Perfil de Roosevelt Vilela
Natural de Goiânia/GO, reside em Brasília desde 1981. O Distrito Federal foi o estado escolhido para viver com sua família. Casado com Kamila Vilela e pai de Athon Davi, Gabriela e Mateus Vinícius. Roosevelt é bacharel em Direito e Mestre em Administração Pública com ênfase em Gestão Pública e Modernização do Estado.
Bombeiro Militar
Há 29 anos é militar do Corpo de Bombeiro do Distrito Federal, corporação que ingressou em 1993. Desde então, se dedica a aprender e a ensinar. Foi instrutor de vários cursos de especialização e formação. Trabalhou sempre nas áreas operacionais e de ensino; mergulho de resgate, salvamento aéreo e condução e operação de viaturas. Tem centenas de operações de salvamento e resgate em seu Histórico.
Por quase 10 anos presidiu o Clube dos Subtenentes e Sargentos do CBMDF, reeleitos mais duas vezes promovendo a inclusão dos cabos e soldados que puderam associar-se, pois antes apenas a alta patente frequentava o clube. Além de ter tornado o clube num espaço familiar.
Gestão Pública
Foi Administrador Regional, de forma simultânea, de três Regiões Administrativas (Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way) nos períodos de janeiro a outubro de 2017 e de março a abril de 2018. Em agosto de 2016, assumiu a função de Secretário Adjunto da Secretaria das Cidades, oportunidade que pôde conhecer todo o Distrito Federal.
Deputado Distrital, Roosevelt foi eleito com 12.257, na última eleição para deputado distrital. Antes já havia concorrido ao cargo em outros pleitos. Na eleição de 2014, obteve cerca de 9.000 votos, o que garantiu a Primeira Suplência na Câmara Legislativa. Como suplente assumiu o Mandato em outubro de 2015, permanecendo por 10 meses.”
Foi reeleito em 2022 com 20.223 votos.
Fonte: Site Metrópoles