Aos 20 anos, o jovem italiano Lorenzo Musetti, 62º da ATP, sobreviveu ao espanhol Carlos Alcaraz, 6º da ATP aos 19 anos, e conquistou o título do tradicional ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, o primeiro de sua carreira e ficar às margens do top 30 pela primeira vez.
Com os dois tenistas apresentando todas as suas armas em quadra, Musetti e Alcaraz batalharam por 2h49 para que o italiano vencesse com placar de 6/4 6/7 (6-8) 6/4 tendo convertido um ace contra dois do espanhol, que era o principal favorito ao título e venceu 66% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 78% de aproveitamento do italiano.
A partida teve um início com os dois atletas arriscando e buscando se pressionar, assim, trocaram quebras nos dois primeiro games e conseguiram encaixar melhor seus saques. A partida seguiu equilibrada, porém com o italiano sacando com mais efetividade e confirmando games de zero. A quebra crucial veio com o italiano jogando dentro de quadra no 7º game, abriu 5/3 no placar e administrou.
Na segunda etapa, o jogo seguiu intenso, Musetti abriu quebrando o saque do espanhol e foi administrando, tendo saído de um 0-40 no 8º game, mas sacando para o jogo viu Alcaraz salvar dois match-points, conquistar a quebra e levar a disputa para o tiebreak. Ali, Musetti voltou a ter vantagem, abriu 6/3 e viu Alcaraz salvar outros três match-points e firme com saque fechou a parcial na única chance que teve.
O set decisivo foi aind amais equilibrado, cheio de belos e disputados pontos e a quebra veio após uma bela disputa, definida em smash, 10º game.
Sign us up for more matches between these two
Breathtaking tennis between Musetti and Alcaraz…#HamburgOpen pic.twitter.com/umJevbLXkl
— Tennis TV (@TennisTV) July 24, 2022
Com a vitória, Musetti torna-se o primeiro italiano desde Fabio Fognini em 2013 a conquistar o torneio alemão. Este é o primeiro título ATP da carreira de Musetti, que nunca havia jogado uma final em nível ATP.
Com o título, Musetti figurará como 31º da ATP na próxima semana, marcando seu melhor ranking.
Alcaraz, por sua vez, também chegará ao melhor ranking da carreira como de 5º do mundo.