O ministro-chefe do Punjab, um estado no norte da Índia, foi hospitalizado na última terça-feira (19) após beber água de um “rio sagrado” poluído.
O político queria provar para as pessoas que o riacho Kali Bein não é sujo, após campanha para limpar suas águas lançada em 2000. O incidente, porém, ocorreu no 22º aniversário da operação.
Bhagwant Mann adoeceu com uma forte dor de estômago em sua residência na cidade de Chandigarh e teve que ser transportado de avião para o Hospital Indraprastha Apollo de Delhi, segundo informações do The India Express.
Ashok Swain, professor de pesquisa sobre paz e conflitos da Universidade de Uppsala, foi o responsável por publicar no Twitter, na última quinta-feira (21), o vídeo que viralizou do momento em que o político indiano bebe a água suja.
“O ministro-chefe do Punjab bebe abertamente um copo de água poluída de um ‘rio sagrado’ para provar que a água é limpa. Agora internado no hospital”, escreveu ele.
Punjab Chief Minister openly drinks a glass of polluted water from a ‘holy river’ to prove that water is clean. Now admitted to hospital. pic.twitter.com/MH1OLwUlUw
— Ashok Swain (@ashoswai) July 21, 2022
Apesar de fontes afirmarem que ele havia sido hospitalizado, o gabinete do ministro-chefe optou por não confirmar a história. Ao invés disso, um funcionário disse que Mann estava bem de saúde, que havia ido ao hospital para um check-up de rotina e que continuava fazendo suas reuniões regulares.
No passado, águas residuais e resíduos industriais fluíam abertamente para o riacho Kali Bein, enquanto as ervas daninhas cresciam nas margens. Hoje, o rio está muito mais limpo do que era, mas ainda não é aconselhável beber sua água.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques